quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

A Terceira Idade...


Na Grécia Antiga, o escritor Cícero mostrou interesse pelo tema do envelhecimento e escreveu “Senectude”, no qual aborda aspectos ligados à terceira idade. Porém, os primeiros estudos mais profundos sobre a velhice se iniciaram somente a partir da segunda metade do século XIX quando cientistas começaram a preocupar-se em conhecer as diferentes dimensões e facetas da terceira idade.

BUTLER (1999) informa que no ano de 1922 Stanley Hall publicou o livro denominado Senescence, the Last Half of Life, no qual contradiz a crença de que a velhice é simplesmente o reverso da adolescência, e contra argumenta que, além das peculiaridades existentes no modo de pensar, sentir e querer dos jovens e dos idosos, haveria variações individuais independentes das diferenças etárias. Esta obra pode ser considerada a primeira grande monografia na área, contudo não teve uma continuação e o assunto voltou a ficar ainda sem a devida atenção na época. No ano de 1939 publicou-se a Gerontologia, estudo científico que focaliza principalmente as mudanças ocorridas com o organismo durante o envelhecimento. A partir deste fato, com a fundação em 1946 de três instituições - a Gerontological Society of America, a American Geriatric Association e a Division of Maturity and Old Age da American Psychological Association, finalmente pesquisas mais especializadas começaram a tomar forma. A Gerontologia desenvolveu numerosos argumentos em favor da educação e da promoção da integração e da participação das pessoas de terceira idade à vida social (BUTLER, 1999).

Estudos foram desenvolvidos no campo da medicina, tratando do envelhecimento como um processo orgânico ou diminuição do rendimento da máquina fisiológica. O conhecimento advindo destas pesquisas foi difundido através de revistas especializadas, encarregadas de divulgar o saber e também propor medidas de higiene corporal que acreditava-se estarem relacionadas com o retardamento do envelhecimento (FURTADO, 1997).

Na década de 50, os Estados Unidos, França, Inglaterra e Alemanha começaram a vivenciar o processo de mutação demográfica devido à redução da mortalidade infantil e ao tratamento das doenças ligadas ao envelhecimento. A população de terceira idade começou a aumentar, como se verifica no gráfico abaixo que apresenta a evolução do número de pessoas com mais de 65 anos a partir de 1965 e prevê quantas serão em 2025.

Nenhum comentário: